quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Resenha - Socorro, meu príncipe virou sapo


Socorro, meu príncipe virou sapo
De: Francilangela Clarindo
Por: Fabiana Cardoso


Sinopse: Passeie pela vida de Wina, seus sonhos, seus projetos, seus pensamentos. Wina vai levar a você a pensar sobre o que ela pensou enquanto viveu sua juventude e seu relacionamento. Wina sou eu, você ou qualquer mulher que, em um momento ou outro, pensa, questiona, vive o que Wina viveu. Claro, somos diferentes, mas em algum momento você poderá identificar-se com esta menina mulher.



A capa do livro mostra uma jovem Wina, com um rostinho expressivo e feliz. Pela pouca idade passa a ideia de ingenuidade e inocência em relação ao mundo, como toda criança deveria ser. O título ficou original e bem humorado. Wina é uma jovem garota, romântica e sonhadora, que com seus dez anos gosta de estar com as amigas em brincadeiras de rua.







Todas as noites a rua se enchia da criançada brincando de carimba,  partir o bolo, roda (que incluía atirei o pau no gato, ciranda, cirandinha,  a linda rosa juvenil, fui à Espanha entre outras), céu e inferno (por aí dizem amarelinha), cai no poço (as mocinhas amavam esta brincadeira e também a do jogo da verdade. Assanhadas!)” (Trecho página 23) A adolescência chega e ela começa a alimentar o sonho de encontrar seu príncipe encantado, ao contrário de suas amigas que namoram e paqueram. Ela continua aguardando o homem perfeito. A pedido de sua professora, escreve seu maior desejo em um papel.



“Sou Wina. O que mais quero é que
 um príncipe encantado apareça em minha janela e
 me leve em seu cavalo branco imponente.” (Trecho página 19)




Wina terá que lidar com suas ilusões, sonhos e confrontar suas idealizações com a vida real. “Já agora tinha quinze anos. Imagine! Estava muito querendo um namorado, um príncipe encantado em seu cavalo imponente, branco, lindo (ambos, o cavalo e o príncipe. Ninguém merece sonhar com um lindo cavalo branco imponente com um príncipe horrível o montando, ou mesmo um príncipe lindo de viver num cavalo horroroso. Aliás, já está implícito, príncipe só vale quando é lindo, maravilhoso, gato, fofo, de fechar o quarteirão. Mas, venhamos e convenhamos que a realidade é bem diferente do que a teoria).” (Trecho página 27) 

Minhas Impressões

O livro é bem curto, com 50 páginas é leitura para um dia. Tem uma linguagem fácil, a escrita da autora é bem espontânea e envolvente. Muito originais os trechos onde a autora analisa sua fase jovem, com a maturidade de seus quarenta anos. Apenas, senti falta de uma descrição física das personagens e de um aprofundamento na fase adulta de Wina. Narrado em primeira pessoa, diversas vezes tive a impressão de estar lendo um diário. Onde Wina, revela os trechos mais relevantes de sua infância, adolescência e o presente momento de sua vida aos quarenta anos. Facilmente me identifiquei com a personagem, rememorando essas fases iniciais da minha vida, onde sonhos e ilusões tomavam conta dos meus pensamentos. A transição para parte adulta mostra a maturidade que Wina alcançou. O livro retrata uma lição de vida, onde o fator tempo é decisivo para o amadurecimento e crescimento pessoal.   

Espero que tenham gostado abraços e até a próxima.











2 comentários:

  1. Olá, passando para conferir as novidades.
    Livros assim nos trazem saudades da infância de outrora, tão diferente do que temos hoje.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Este título me deixa muito curiosa pelo conteúdo do livro!
    Parabéns pela resenha!

    http://imaginemia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir



*******-------*******-------*******-------*******-------*******-------*******-------*******


Sua presença, aqui, é que faz a diferença.
Meu Twitter: JCHesse
Abraços, J.C.Hesse (procure no google)